• feiradolivrochapeco

Aberta oficialmente a 2ª Feira do Livro Chapecó



'Sonho que se sonha junto é realidade', já dizia Raul Seixas. Faz tão sentido que foi por isso que a 2ª Feira do Livro Chapecó se concretizou. Graças à união da Unochapecó e da Secretaria Municipal de Cultura, e ao patrocínio e apoio de diversas empresas e entidades. O evento iniciou na noite de segunda-feira (01/10) mas a abertura oficial aconteceu ontem (02/10), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. O médico, educador, escritor e apresentador de televisão, Jairo Bouer, ministrou a palestra 'Impactos da tecnologia na saúde e comportamento do jovem'. A programação segue até sábado (06/10), com visitação gratuita aos estandes e diversas palestras.


O evento mal começou e já é considerado um sucesso. "A resposta da comunidade foi muito positiva. O vale livro se revelou, de fato, uma ferramenta importante para as escolas. Os professores e as crianças estão saindo muito felizes porque podem comprar livros para levar para suas bibliotecas. E claro, cumprindo uma função social muito importante que é estimular o gosto pela leitura", comenta o coordenador da Feira, professor Odilon Luiz Poli.


O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, lembra que a Universidade, em breve, completa seus 50 anos. Uma caminhada longa de construção do conhecimento e da cultura local, e que tem, a partir de agora, a Feira do Livro também marcada nessa trajetória. "Quão importante é permitirmos, principalmente às crianças, o acesso à leitura. O objetivo final da Feira do Livro é preparar o caminho para que as gerações futuras possam ter, a partir da leitura e do conhecimento, o seu desenvolvimento como ser humano, como pessoas da sociedade. Que bom que a nossa Instituição está à frente disso", acrescenta.


Programação

O público pode visitar os estandes da Feira gratuitamente das 8h30 às 12h e das 13h às 22h. São 19 livreiros presentes, além da Oficina dos Escritores. Na noite de hoje (03/10), Rodrigo Casagrande fala sobre 'Gestão que gera Inovação', às 19h30, no Teatro do Centro de Eventos. Na mesma data, às 19h, também acontecerá uma apresentação da JCI Chapecó - Duavesso Cia do Teatro, na Sala Eli Camargo. Na quinta (04/10) a filósofa e psicanalista Viviane Mosé palestrará sobre 'A importância dos valores no mundo contemporâneo', também no Teatro do Centro de Eventos, às 19h30.


Integram a programação outras três palestras. No dia 05, no Teatro do Centro de Eventos, a blogueira Pam Gonçalves faz um bate-papo com o público sobre livros e literatura em diferentes momentos, um iniciando às 8h30 e outro com início às 13h30. Às 19h30, na Sala Welcy Canals, João Cezar de Castro Rocha aborda 'O direito à leitura literária'. Janete de Azambuja Correa é a palestrante do sábado (06/10). Ela falará o tema 'Algemas Emocionais da Alma', no Centro de Eventos, às 15h30. No mesmo dia, às 18h30, Francisco do Espírito Santo Neto ministra a palestra 'Renovando Atitudes'. A atividade ocorre no Teatro do Centro de Eventos.


*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó


#unochapeco #feiradolivrochapeco

A LEITURA TRANSFORMA