A LEITURA TRANSFORMA

  • feiradolivrochapeco

Feira do Livro Chapecó será lançada na próxima terça-feira (06/08)

A segunda edição da feira recebeu cerca de 26 mil visitantes

Atualmente, o acesso ao conhecimento é cada vez mais fundamental para a qualidade de vida. E mesmo com toda a tecnologia disponível, um bom livro ainda é a ferramenta mais eficaz para isso. Como forma de incentivar esse hábito, na próxima terça-feira (06/08), a Unochapecó e a Secretaria de Cultura de Chapecó promovem o lançamento da 3º Feira do Livro Chapecó. O evento ocorrerá no Salão Nobre da Universidade, a partir das 19h.

A terceira edição da Feira é resultado de uma meta antiga, que surgiu devido ao baixo índice de leitura entre os jovens da região e, consequentemente, entre a população adulta.


"Tínhamos essa percepção e começamos a trabalhar iniciativas que pudessem reverter esse quadro. Isso começou há muito tempo, e se intensificou a partir de 2014, quando começamos a organizar a Feira juntamente com a Secretaria de Cultura", conta o organizador da Feira, professor Odilon Luiz Poli.


Além de estimular a leitura, a Feira também tem o objetivo de mudar o perfil cultural do Oeste. No atual contexto, só é possível ter uma região desenvolvida, próspera e com condições de atuar na economia, voltada cada vez mais para o conhecimento, se as pessoas estiverem abertas para outras ideias e realidades. Nesse sentido, a leitura é fundamental.


Para que isso aconteça, outras atividades também são importantes. Exemplo disso, é o projeto de formação de mediadores de leitura, realizado diversas vezes ao ano. Por meio dele, professores são capacitados para que possam incentivar o hábito de leitura dentro da sala de aula de forma constante. "A Feira do Livro Chapecó não é apenas um evento, é um movimento em prol do desenvolvimento cultural da nossa região", explica Odilon.


A Feira deste ano ocorre entre os dias 17 e 21 de setembro e terá algumas novidades. Além de muitos livros e apresentações culturais, também haverá uma diversificação dos temas abordados. Serão realizadas palestras e discussões voltadas a prevenção do abuso sexual de crianças e adolescentes, e a questões ligadas à ciência, saúde e espiritualidade. Pela primeira vez, editoras de maior porte, como a Editora Vozes, também estarão presentes no evento.


Termo de Fomento - Ministério da Cultura/SEC/DLLLB/ - SICONV n. 880342/2018 - Feira do Livro Chapecó 2019. Projeto Feira do Livro Chapecó 2019 Pronac 183860.


*Texto Ana Vertuoso (Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz)


#unochapeco #feiradolivrochapeco