top of page
  • feiradolivrochapeco

Premiação dos finalistas do Concurso Literário e Concurso de Redação Feira do Livro Chapecó 2022



No dia 22 de novembro aconteceu a Cerimônia de Premiação dos finalistas e vencedores do Concurso Literário e Concurso de Redação Feira do Livro Chapecó 2022. No evento estiveram presentes os 40 estudantes finalistas do Concurso de Redação e os 20 escritores finalistas do Concurso Literário. Uma festa da literatura regional, que contou com a presença de professores, escolas, escritores e autoridades. Os convidados vivenciaram um momento de homenagem à leitura e muitas atrações artístico-culturais.


O Concurso Literário Feira do Livro Chapecó 2022 teve o objetivo de fomentar a produção literária local e divulgar os escritores da Mesorregião Oeste de Santa Catarina. Foram 42 escritores inscritos com 53 Contos e Poesias submetidos. Cada conto e poesia passou por uma avaliação às cegas de dois pareceristas da área. A realização do Concurso Literário demonstra a qualidade dos nossos escritores e a força da literatura regional.


O Concurso de Redação Feira do Livro Chapecó 2022, foi lançado com o objetivo incentivar a prática da leitura e da escrita, bem como o protagonismo dos estudantes das escolas de Chapecó e região da Amosc.


O concurso dividido em QUATRO categorias (terceiro ao quinto ano, sexto e sétimo ano, oitavo e nono ano e ensino médio) abordou como tema “A leitura transforma as pessoas e a sociedade”. Foram mais de três meses entre as etapas de sensibilização, inscrição das escolas, capacitação, produção de redação nas escolas, seleção das melhores redações em cada escola, inscrição e correção. Mais uma vez agradecemos ao envolvimento dos professores e das escolas, que acreditaram no poder de transformação da leitura para mudar o mundo.


Na etapa de sensibilização e inscrição das escolas foram feitos contatos e agendas com a Secretaria Municipal de Educação, Quarta Coordenadoria Regional de Educação e Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), bem como a divulgação nas escolas. O resultado? Sessenta e uma escolas inscritas no concurso.


Na etapa de CAPACITAÇÃO, foram disponibilizados dois ebooks, produzidos por professores da equipe da Feira do Livro Chapecó, para orientar sobre a produção do texto dissertativo-argumentativo.


A terceira etapa, coordenada pelos professores em sala de aula, rendeu aproximadamente 9.800 redações nas escolas. Após a seleção das melhores redações por turma, na QUARTA etapa os professores submeteram na plataforma de submissão 341 redações.


Na QUINTA etapa as redações foram avaliadas às cegas por uma banca de dois pareceristas para cada redação.


O resultado? Ótimas reflexões sobre a leitura e os seus impactos na transformação das pessoas e da sociedade, e é claro uma verdadeira festa da leitura e literatura regional.


E tudo isso só foi possível pelo engajamento de escritores, estudantes, professores, escolas e a comunidade que acreditou no poder de transformação da leitura.


Os concursos contaram também com o apoio primordial de empresas e entidades que acreditam no poder da leitura para transformar as pessoas e a sociedade e apoiaram e este evento: NSC TV, Unochapecó e Prefeitura Municipal de Chapecó.


Confira a galeria de fotos:


Fotos: Assessoria de Imprensa Unochapecó

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page